Baixe aqui a calculadora de menção.

A disciplina Introdução à Economia possui dois tipos principais de avaliação que serão contabilizados para o cálculo da menção final ao fim do semestre:

1. PROVAS

São avaliações mais extensas, mesclando questões objetivas e discursivas. Ao longo do curso, teremos 2 provas, e cada uma vale 40% da nota final.

2. CONTROLES DE LEITURA

Serão realizados 5 controles de leitura e computadas as 4 maiores notas. Os controles são pequenas avaliações realizadas em sala e cada um tem o valor de 4 pontos . Notem que os 4 controles somados correspondem ao valor de 20% da nota final.

Portanto, 80% da nota é atribuída às provas e 20% aos controles de leitura. Ou seja, a nota final é dada por:

NOTA FINAL = P1*0,4+P2*0,4+C*0,2

Notem que a resolução de controles NÃO É OPCIONAL. Professores com ampla experiência na disciplina argumentam que  o baixo desempenho (ou a não realização) dos controles de leitura  está altamente correlacionado com as reprovações na disciplina.

Por fim, as menções serão atribuídas de acordo com o critério oficial da Universidade, sendo aprovados os alunos que tiverem nota final igual ou superior a 5. Além disso, a presença em aulas é obrigatória, e alunos com percentual de faltas superior a 25% das aulas terão menção SR.

Para aprovação, o resultado final deve ser igual ou superior a 50,00 pontos. Critérios de arredondamento para a atribuição de menção cabem única e exclusivamente ao professor da turma, que é quem dará as menções finais de seus alunos.

Vale lembrar que, de acordo com o Artigo 123, § 1° do Regimento Geral da UnB,

É reprovado na disciplina o aluno que (…) comparecer a menos de 75 (setenta e cinco) por cento das respectivas atividades curriculares, com a menção SR.

Percentuais de faltas superiores a esse limite (ou seja, superiores a 25%) implicam, portanto, reprovação com a menção SR.

(obs.: A opção de, eventualmente, não reprovar os alunos com percentual de faltas acima do limite permitido é critério pessoal do professor da turma. A monitoria não possui atribuições referentes ao arredondamento e à concessão das menções finais.)

Anúncios