O telecurso “Economia Descomplicada”, produzido pelo Instituto Legislativo Brasileiro, constitui importante material de aprendizado para se entender como funciona a Economia. Vale ressaltar que as videoaulas são bem superficiais e não abordam todos os conteúdos vistos na disciplina, o que faz que a leitura dos textos, o comparecimento às aulas e a resolução de exercícios seja  fundamentais.  Uma sugestão é ver os vídeos antes de começar a estudar a unidade a que se referem, uma vez que eles podem servir, por serem básicos, de introdução a tal matéria. Os vídeos não estão organizados abaixo por ordem do número do programa, mas sim de acordo com a ordem dos conteúdos correspondentes vistos na disciplina.

Programa 1: MÓDULO I – Unidade 1
Introdução a alguns fundamentos da Ciência Econômica, como administração e limitação de recursos, escassez e custo de oportunidade.

Programa 2: MÓDULO I – Unidade 2
Noções básicas de Microeconomia, Equilíbrio de Mercado, Lei da Demanda, Bens Substitutos e Complementares.

Programa 3: MÓDULO I – Unidade 2 
Lei da Oferta, Tecnologia e Preço dos Insumos, Estrutura de Mercado: Concorrência Perfeita e Monopólio.

Programa 6: MÓDULO I – Unidades 2 e 3
Governo e administração do sistema de mercado, Falhas de Mercado, Regulação de Monopólio, Externalidades.

Programa 4: MÓDULO I – Unidade 3
Noções básicas de Macroeconomia, Produto Agregado, PIB, Política Fiscal, Política Monetária, Políticas Cambial e Comercial, Fluxo Circular de Renda.

PARTE 1

PARTE 2

Programa 7 – MÓDULO II – Unidade 5
Crescimento Econômico e Desenvolvimento Econômico, Estabilidade, Acumulação de Capital, Formação de Capital Humano, Acumulação de Conhecimento e Geração de Novas Tecnologias.

Programa 5: MÓDULO II – Unidade 6
Setor Externo: Globalização, Transações Comerciais Internacionais, Taxa de Câmbio, Regimes de Câmbio Fixo e Flutuante.